sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é microclima?


Os microclimas correspondem à variações climáticas que acontecem numa área dominada por um determinado tipo de clima. No relacionamento com o meio natural, o homem provocou alterações nas condições do clima em trechos restritos da superfície terrestre, como, por exemplo: nas grandes cidades, onde existem muito asfalto, concreto e poucas áreas verdes; em áreas que tiveram suas florestas derrubadas, ou onde se formaram grandes represas (lagos artificiais).

Em um bosque frondoso, a copa das árvores acumula a maior parte da radiação solar, o que significa que o chão, permanecendo quase todo o dia na sombra, é bem mais fresco. Assim se define um microclima - ou seja, um local restrito, ou isolado da região e seu entorno. A evapotranspiração, que é a perda de água do solo e das plantas através da transpiração, também favorece a manutenção de um microclima agradável.

As metrópoles são outro tipo de microclima - nesse caso porque geralmente estão cobertas por massas de ar quente, situadas a cerca de 120 metros de altura, criadas pela poluição e pela absorção de radiação. O resultado é a criação de ilhas de calor: assim, a temperatura no centro de uma cidade, por exemplo, pode estar 6 graus Celsius acima daquela registrada em bairros distantes (ou mais arborizados) e da zona rural.


Esquema simples do ciclo da água que exemplifica a formação de um microclima local com temperaturas mais amenas.
 

2 comentários:

  1. Foi ótimo para o meu trabalho. De geografia muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Qual o máximo e mínimo do tamanho de uma área em alqueires ou metros quadrado que podemos considerar como área de MICROCLIMA?

    ResponderExcluir